Como projetos open-source ganham dinheiro?
Afinal nem todo projeto open source será 100% de graça!
Introdução sobre Open Source
Linux, PHP, Ruby On Rails, Wordpress, Rocket.Chat, Blender, GIMP, Git, Node.js, Mozilla Firefox, MongoDB, Redis, o que todos esses nomes tem em comum no mundo dos softwares? Esses e mais outros 180 mil projetos são softwares de uso gratuito e seus códigos-fonte são abertos para qualquer desenvolvedor ler e modificar as seus gostos e necessidades.
Software open-source são sistemas lançados sob licenças que dão o direito dos usuários estudarem, alterarem e até distribuirem sistemas modificados da versão original para uso próprio e em muitos casos, tais modificações acabam fazendo parte de sistemas fechados e ou sistemas para uso comercial, sem nenhum problema jurídico em obter lucro sob o uso de propriedade intelectual de terceiros, afinal seu código estava aberto justamente para isso.
As vantagens de usar open-source nas empresas é que permitem reduzir um alto custo de licenças de software pago, e atualmente esta tão adotado open-source no mundo, que é possível por exemplo, configurar um computador, escolhendo entre milhares de distribuições linux gratuitas, para navegar na internet, browsers open-sources como Mozilla Firefox e Brave. Caso você seja usuário smartphone/tablet de Android, você sabia que esse sistema é open-source?
Como open-source gera receita?
Apesar de desenvolver e liberar um sistema open-source para uso gratuito, existem sim, maneiras de ganhar dinheiro nesse nicho, algumas delas são:
Self hosted é grátis, SaaS é pago: essa modalidade funciona apenas com desenvolvimento de plataformas web, em que é disponbilizado o código-fonte da plataforma para usuários/empresas usarem gratuitamente desde que elas hospedem seu sistema em seus próprios servidores, assim o uso é gratuito, porém todo controle dos dados, gastos e gestão da infraestrutura fica sob sua responsabilidade. Caso você não tenha tempo e nem queira gerenciar toda infra para usar essa plataforma open-source, você pode pagar um plano mensal para usar esse sistema como serviço (SaaS - Software As A Service) na nuvem, seja uma versão corporativa (enterprise) ou apenas serviços online como o próprio SaaS significa, e nesse caso, quem vai ganhar dinheiro para cuidar da infra dessa plataforma será a equipe dos fundadores desse projeto open-source.
Marketplace: aqui é onde se constrói um marketplace que permita terceiros criarem plugins pagos para sua plataforma open-sources, e com isso, a geração de receita vem através de uma % em cima de cada transação feita no marketplace, Wordpress é um grande exemplo de plataforma com marketplace.
Customizações e suporte: nesse modelo de negócio, caso uma empresa que já usa gratuitamente um software open-source necessite de uma customização ou suporte técnico direto com os fundadores do projeto, é ai que eles cobram para realizar tal ação.
Doações para pagar o cafézinho dos devs: quando um projeto open-source é usado em muitos projetos a ponto de se tornarem popular, em muitos casos, os criadores do projetos acabam ganhando doações mensais de pessoas e empresas, que acabam incentivando de forma positiva em manter tal projeto ativo para toda comunidade usá-la.
Espero que tenham gostado de mais esse post! Dúvidas ou sugestões comentem, afinal feedbacks serão super bem-vindos aqui, e aproveite para se inscrever na newsletter caso seja novo, para receber novidades em primeira mão, até a próxima!
Fontes:
+ How do Open Source Companies, Programmers make money?
+ Wikipedia: Open-source software
+ Nothing good is free: How Linux and open-source companies make money?
+ Firefox: About your rights
+ Github Brave
+ Android AOSP license
+ Microsoft: O que é o SaaS?